sábado, 14 de maio de 2011

Curiosidades do Chocolate

Cacau e o chocolate são obtidos do fruto da árvore do cacau (Theobroma cacau). O cacau é uma planta tropical, possui uma fruta parecida ao melão. A sua casca é áspera e contém vinte a quarenta sementes. As sementes extraídas da cabaça são fermentadas para eliminar a membrana viscosa que a envolve para reduzir assim a proporção do tanino e conseguir assim o seu típico aroma. São também submetidas a processos de secagem na própria usina processadora para manter assim o aroma. Após este tratamento as sementes são comercializadas.
Os quatro elementos básicos usados na elaboração do chocolate são: a pasta de cacau, a manteiga de cacau, o açúcar e o leite. Existem três tipos básicos de chocolate:
Chocolate escuro: composto por pasta de cacau, manteiga de cacau e açúcar.
Chocolate com leite: composto por pasta de cacau, manteiga de cacau, açúcar e leite.
Chocolate branco: composto por manteiga de cacau, açúcar e leite.
A partir destes três tipos básicos de chocolate elabora-se uma grande variedade de produtos como:
Barras de chocolate com todo o tipo de aditivos;
Barras de chocolate recheadas;
Napolitanas (pequenas barras de chocolate);
Bombons e bocadinhos de chocolate.
O BOM CHOCOLATE
É extremamente difícil, mesmo para os especialistas, identificar a “olho nu” as diferenças de qualidade entre um chocolate e outro. Mas uma boa forma de detectar um bom chocolate é quando se parte um pedaço de chocolate. Se for de qualidade parte-se de uma forma firme e crocante e as extremidades estão sempre limpas.
Também o olfacto nos pode guiar no reconhecimento do bom chocolate. este cheira realmente a chocolate e não a cacau.
Mas se pusermos um pedaço de chocolate na boca, então os sinais são ainda mais evidentes: o chocolate de qualidade derrete-se como manteiga e tem um sabor delicado e único.
COMO MANTER A QUALIDADE DO CHOCOLATE
Chocolate pode ser guardado por muito tempo, desde que esteja num local fresco, mas sem humidade e sempre envolvido na embalagem.
É necessário que o produto esteja protegido da luz, odores e a uma temperatura uniforme entre os 12º e os 18º graus. Altas temperaturas não são aconselháveis e manter o chocolate no frigorífico pode alterar o sabor do chocolate.

Font: Nestle

Nenhum comentário:

Postar um comentário